Um olhar atento focado abaixo da superficialidade nos fará enxergar joias cintilantes e raras que as mulheres mantêm no seu interior, preciosidades com as quais conduzem seu legado.
Compreender como somos únicas e, ao mesmo tempo, tão parecidas nos traz a visão de como Deus perfeito pode criar um ser humano com tantas virtudes.
Muitas mulheres, mesmo machucadas por sua história, gritam, pulam, esperneiam e, em busca da defesa de sua família, trocam o choro pelo riso intermitente. Outras aprenderam a caminhar silenciosamente, mas, quando algo ameaçador toca em sua família, despertam a leoa interna e mostram o seu instinto de defesa da prole.
Somos o resultado da ancestralidade de muitas mulheres, das quais podemos ouvir trechos de sua jornada ecoar em nossa história, mas jamais saberemos o real motivo de suas lutas e o que estava por traz de cada reação a cada acontecimento vivido.
Sabemos que o que aprendemos com nossas mães, que aprenderam com nossas avós, que aprenderam com nossas bisavós, permeia as nossas reações de hoje, em um encadeamento lógico, que vem do passado e se projeto no futuro.
A repetição de padrões de comportamentos que julgamos errado ou passivo demais, talvez demasiadamente agressivo, acaba por nos surpreender sorrateiramente quando nos deparamos com nós mesmas no espelho fazendo as mesmas coisas que nossas antepassadas faziam.
Indagamo-nos por que estamos fazendo igual, justificamo-nos que os nossos motivos eram mais louváveis. Entretanto, tudo isto só comprova que os modelos aprendidos pelo nosso subconsciente estão nos direcionando pela mesma trilha.
Mas deixe-me dizer: não precisa ser assim para sempre. Você pode ser a responsável pela sua própria história, você pode aproveitar todas as coisas boas que aprendeu e reproduzir com alegria em seu lar. E você pode restaurar a sua autoestima e desenvolver o seu amor próprio. Pode harmonizar sua casa e viver com equilíbrio pessoal e profissional.
Sim, você pode tirar a poeira que se instalou sobre suas joias interiores e desejar ser a sua melhor versão. Você pode se reinventar, mudar de visual, de profissão, mudar de casa, mudar de direção, mas, primeiro, você precisa mudar o seu olhar. Mudar a direção do seu olhar, olhas para você, olhar para toda essa preciosidade que está dentro de você e que você deve saber como aproveitar para ensinar seus filhos, seu marido, as pessoas do seu trabalho e da sua comunidade.
Você pode potencializar a firmeza do seu caráter, sua graça feminina, seu espírito criativo, aumentar a sua disciplina para conduzir a vida com sabedoria.
Você pode tudo que quiser ! !