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O segredo para ser um Profissional Desejado e disputado pelas empresas.

Como você imagina que é um Profissional Desejado pelas empresas? Quais são as soft skills e hard skills que estão no topo da lista dos recrutadores daquelas empresas que você deseja trabalhar?

Para que possamos compreender melhor sobre o tema, é importante, antes de tudo, saber a diferença entre os termos acima utilizados.

Hard Skills são conhecimentos e habilidades práticas que podem ser adquiridos em sala de aula, em treinamentos e cursos, etc., e podemos citar como exemplo: saber fazer edição de imagens, saber realizar a operação de máquinas, ter domínio em programas tais como Javascript, saber excel avançado, entre outros.

Soft Skills é um termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais desenvolvidas ao longo da vida. Elas até podem ser aprendidas, mas exigem muito mais tempo e dedicação ao longo deste processo de aprendizagem. As soft skills são referencias para a contratação, pois elas acentuam comportamentos desejáveis em um profissional para atuação em qualquer cargo.

O que podemos ter como base nesta constante gama de requisitos exigidos pelo universo corporativo são as 15 habilidades enumeradas pelo Fórum Econômico Mundial de 2020, o qual discorre que tais habilidades irão perdurar até 2025.

Com esta visão, entender o mercado de trabalho e se preparar seguindo este estudo pode colocar você em vantagem em relação a outros candidatos que concorrem à mesma vaga.

Por isto, se você pretende ser um profissional desejado e disputado pelas empresas e organizações, tenha foco em você mesmo, tenha em mente que sua dedicação é um plantio e que terá boa colheita no momento certo.

Habilidades em alta até 2025 segundo FEM
1. Pensamento analítico e inovação
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
3. Resolução de problemas
4. Pensamento crítico
5. Criatividade
6. Liderança
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias
8. Programação
9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
10. Raciocínio lógico
11. Inteligência emocional
12. Experiência do usuário
13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente)
14. Análise e avaliação de sistemas
15. Persuasão e negociação

Marcia Vinhoto

Marcia Vinhoto é Pedagoga e Pedagoga Empresarial. Atua como consultora para empresas, instituição de ensino e realiza mentoria para mulheres, homens, professores e profissionais. Há mais de 26 anos trabalha na formação do talento humano. Mais de 6.000 pessoas já participaram de seus programas de desenvolvimento.

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