You are currently viewing Como ser um Professor Coach?

Como ser um Professor Coach?

A profissão de Professor é, sem dúvida nenhuma, a mais bela definição de uma missão de amor. Missão divina, sublime, essencial para a transformação do mundo.

Se você é professor e, durante o seu dia de trabalho, ouviu o sinal marcando o início e o final das aulas, viu e ouviu o corre-corre dos alunos durante o intervalo, viu as filas na cantina, os sorrisos e conversas que demonstram o movimento da vida que segue o fluxo pelo pátio da escola e, então, chegou em sua casa e se deu conta que os assuntos aleatórios na sala dos professores temperaram suas risadas e, mesmo sentindo o cansaço normal do fim do dia, pensa que valeu a pena tudo isto, você é um Professor Coach e nem sabe.

Professor Coach é um profissional da educação que entende seu chamado, compreende o seu poder influenciador sobre cada vida que passa por suas mãos e o quanto suas atitudes irão formar e modular a consciência de outras pessoas.

É aquela pessoa comprometida com seu autodesenvolvimento, pois entende que suas emoções precisam ser gerenciadas, visto que seus sentimentos e pensamentos influenciam nas atitudes que alavancam ou emudecem o ambiente escolar.

Este profissional diferenciado conduz com afeto o processo de ensino e, além da dupla ou tripla jornada, ainda leva trabalho para casa e carrega no coração os anseios mais profundos pelo desenvolvimento de seus pequenos grandes alunos.

Não existe limite para o seu amor à profissão e, mesmo estando em seu seio familiar, continua sendo professor de seus filhos e cônjuges, amigos e familiares, continua ensinando, pois, sem que perceba, floresce sempre um sorriso quando alguém à sua volta descobre a leveza e a felicidade do saber.

Professor Coach é aquele que preserva e protege a autenticidade de cada educando, mostrando caminhos de oportunidades do aprender, que dá polimento aos diamantes brutos pois enxerga em cada um o potencial para brilhar e, por fim, emocionado, derrama-se em lágrimas ao ver seu trabalho ser coroado com o canudo que enfeita as mãos crescidas de seus gigantes graduados.

Marcia Vinhoto

Marcia Vinhoto é Pedagoga e Pedagoga Empresarial. Atua como consultora para empresas, instituição de ensino e realiza mentoria para mulheres, homens, professores e profissionais. Há mais de 26 anos trabalha na formação do talento humano. Mais de 6.000 pessoas já participaram de seus programas de desenvolvimento.

Deixe um comentário