Como você imagina que é um Profissional Desejado pelas empresas? Quais são as soft skills e hard skills que estão no topo da lista dos recrutadores daquelas empresas que você deseja trabalhar?
Para que possamos compreender melhor sobre o tema, é importante, antes de tudo, saber a diferença entre os termos acima utilizados.
– Hard Skills são conhecimentos e habilidades práticas que podem ser adquiridos em sala de aula, em treinamentos e cursos, etc., e podemos citar como exemplo: saber fazer edição de imagens, saber realizar a operação de máquinas, ter domínio em programas tais como Javascript, saber excel avançado, entre outros.
– Soft Skills é um termo em inglês usado para definir habilidades comportamentais desenvolvidas ao longo da vida. Elas até podem ser aprendidas, mas exigem muito mais tempo e dedicação ao longo deste processo de aprendizagem. As soft skills são referencias para a contratação, pois elas acentuam comportamentos desejáveis em um profissional para atuação em qualquer cargo.
O que podemos ter como base nesta constante gama de requisitos exigidos pelo universo corporativo são as 15 habilidades enumeradas pelo Fórum Econômico Mundial de 2020, o qual discorre que tais habilidades irão perdurar até 2025.
Com esta visão, entender o mercado de trabalho e se preparar seguindo este estudo pode colocar você em vantagem em relação a outros candidatos que concorrem à mesma vaga.
Por isto, se você pretende ser um profissional desejado e disputado pelas empresas e organizações, tenha foco em você mesmo, tenha em mente que sua dedicação é um plantio e que terá boa colheita no momento certo.
Habilidades em alta até 2025 segundo FEM |
1. Pensamento analítico e inovação |
2. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado |
3. Resolução de problemas |
4. Pensamento crítico |
5. Criatividade |
6. Liderança |
7. Uso, monitoramento e controle de tecnologias |
8. Programação |
9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade |
10. Raciocínio lógico |
11. Inteligência emocional |
12. Experiência do usuário |
13. Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente) |
14. Análise e avaliação de sistemas |
15. Persuasão e negociação |